Os imóveis comerciais em meio ao novo normal

Como agir frente às mudanças das necessidades das empresas

Ao longo dos anos, para as empresas, sempre houve a necessidade de estar in loco, ter uma loja física. Estruturas grandes eram como sinônimo de status. Quem não queria ter uma sede em uma grande avenida ou local de referência da cidade?

Com a pandemia, não é novidade que o modo de trabalho de muitas empresas teve alterações, senão em todas! Em algum momento elas precisaram entrar no home office ou adaptar as áreas de trabalho para dar mais segurança sanitária aos colaboradores! Bancos diminuíram suas estruturas físicas para dar lugar a tecnologia.

Tendo em vista esse “novo normal”, muito se falou em home office e podemos ver uma mudança no perfil de procura aos imóveis e salas comerciais. Mas apesar de algumas empresas terem adotado o home office, esta não é a realidade para a maioria dos brasileiros – no final do ano passado, de acordo com IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), eram 7,3 milhões estavam trabalhando de casa, número que representa 9,1% dos 80,2 milhões de ocupados e não afastados.

O atendimento online veio com mais força do que nunca, e é um fator imprescindível para quem tem um negócio. Vale salientar que não apenas a forma de trabalhar mudou, como o perfil do cliente também! O E-commerce que envolve também as compras via Whatsapp e Instagram já não são mais novidade e elas consequentemente fazem com que as salas de atendimento presencial tenham seu tamanho reduzido!

Outra mudança é a de região. Antes, conforme o Giuliana Saringer do site “6 minutos”,  as regiões centrais das cidades sempre foram as mais cobiçadas e trazem certo status para as empresas que possuem escritórios por lá. No entanto, a pandemia trouxe uma nova realidade para o mundo dos empreendimentos comerciais: a necessidade de ser menor e estar mais espalhado pelas cidades.

Mas o que os proprietários de imóveis comerciais no centro podem fazer para não deixar suas salas vazias?

Pensar fora da caixa!

Uma grande sala vazia, pode se tornar um Coworking, que em paralelo instiga o networking entre as empresas que ali trabalham. No campo do empreendedorismo, 2021 começa com mais de 700 mil novos negócios, de acordo Ministério da Economia publicados no Estadão, foram abertos mais de 782 mil negócios no país entre maio e agosto de 2020. Muitos deles, entretanto, são do setor de tecnologia. Mas, de todo modo, pensar fora da caixa será a saída!

Vale analisar também alguns setores de serviço e indústria que tiveram um bom e considerável crescimento durante a pandemia como o setor de tecnologia e saúde, e procurar fazer conexões com empresas do ramo uma vez que estas podem querer expandir sua área física ou se readequar!

Apesar de ter sido muito importante, nem todas as empresas devem seguir no modelo home office pós-pandemia. Fatores como baixa velocidade de internet em casa, falta de privacidade e um local ideal para trabalhar fazem com que muitos prefiram voltar a uma estrutura física de trabalho fora de casa. Claro que ainda é cedo para ter uma previsão de tempo para esse retorno, como também de que forma será!

Cautela e adaptação

Cautela para não meter os pés pelas mãos e fazer mudanças irreversíveis no seu imóvel e adaptação para entender que o mercado e as necessidades estão em movimento constante!

 

A DOUGLAS Imóveis atua há mais de 22 anos no mercado imobiliário sendo responsável por diversas intermediações na área corporativa! Conte conosco!

 

 

Raquel Cristine Pabst Ganske
Corretora de imóveis
(47) 99947-8960
raquel@douglasimoveis.com.br

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