JOINVILLE EM EVOLUÇÃO

Joinville terá muito para evoluir nos próximos anos, com as implantações destes empreendimentos que citaremoss aqui!

Alguns projetos imobiliários de grande porte, são muito importantes para o desenvolvimento de uma região e também para a cidade onde eles são implantados.
 
Costumo citar duas situações, que na minha opinião, contribuíram para transformar nossa cidade, com um ciclo de evolução positiva. O primeiro deles foi a construção do Shopping Mueller, cuja obra tive a oportunidade de trabalhar como estagiário, quando cursava engenharia civil. A evolução do comércio de Joinville foi o fator significativo que marcou esta época, a partir de 1995, quando o shopping foi inaugurado.
 
Outro momento que considero importante para a cidade foi a instalação da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) em 2009, que com o passar dos anos, desencadeou no desenvolvimento e criação de Instituições e de um Parque Tecnológico, que hoje colocam Joinville como uma cidade em franca evolução quando o assunto é o ecossistema de inovação. Após sua instalação, tivemos a criação do JOIN.VALLE em 2015, do COMCITI (Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia) em 2016, e também do Ágora Tech Park inaugurado em 2019, que continua em plena expansão, e onde a UFSC está instalada atualmente.
 
Há aproximadamente dois anos, dois grandes projetos foram anunciados, criando grandes expectativas sobre suas implantações. Atualmente eles já estão em execução, e serão muito representativos para o desenvolvimento econômico das regiões onde estão sendo construídos, e principalmente para a cidade de Joinville.
 
Primeiramente citarei o Complexo Educacional do Moinho, investimento da FIESC, que está com sua primeira fase em estágio final de construção, e a partir do próximo ano servirá de sede educacional para o SENAI e o SESI.  Localizado no Bairro Bucarein, em um terreno onde antigamente funcionava um moinho, as margens do Rio Cachoeira, onde há uma edificação centenária, que será revitalizada posteriormente. Juntamente com o benefício educacional, por conta da construção desta nova escola, teremos futuramente o benefício cultural e turístico por conta da revitalização do antigo Moinho.
 
O outro é um Complexo Imobiliário de grande porte, localizado entre os Bairros Anita Garibaldi e Atiradores, o Bairro Cidade das Águas. Um empreendimento com projeto urbanístico desenvolvido com o auxílio de grandes nomes internacionais desta área da arquitetura. Sua concepção é baseada em criar espaços de convivência entre as pessoas, com grandes áreas de circulação pública, nas suas calçadas e praças, integrados entre os prédios que lá serão edificados, para usos residenciais, comerciais e de serviços.
 
E o ponto de maior impacto para cidade, para mim, será a instalação neste bairro, da sede do MUSICARIUM Academia Filarmônica Brasileira, uma instituição musical muito interessante, que vale a pena conhecer.  Juntamente com a sede desta Filarmônica, está prevista a construção de uma das melhores salas de concertos musicais do Brasil, colocando Joinville em evidência nacional nesta área cultural, fortalecendo também nosso setor turístico.
 
Sendo assim, a Joinville de hoje que já evoluiu muito em relação ao ano de 1995, terá muito mais para evoluir nos próximos anos, com as implantações destes empreendimentos. Que surjam novos projetos grandiosos como estes nos próximos anos, trazendo desenvolvimento para outras regiões, contribuindo ainda mais para o crescimento do setor imobiliário e para a nossa cidade. Viva Joinville!!

Compartilhe: