EDIFICAÇÕES ANTIGAS E HISTÓRICAS AJUDAM A EMBELEZAR A REGIÃO E A VALORIZAR O ENTORNO

 

A ideia de escrever este artigo, surgiu dias atrás, no momento em que eu estava correndo, desenvolvendo uma prática esportiva que gosto, na região central da cidade de Joinville, região esta, onde encontramos muitos imóveis antigos e históricos, que são utilizados como lojas comerciais.

Passando por dois destes imóveis antigos, onde um deles há uma bela loja de móveis e objetos de decoração, e o outro, onde há uma bela e renomada loja de roupas e artigos femininos, e refletindo sobre todas as edificações que temos no Centro, fiz uma análise, e cheguei a conclusão pessoal, e respeitando as demais lojas na região central, que estas duas lojas estão entre as mais bonitas.

Prédios antigos  e históricos fazem parte da identidade de uma cidade, e servem para mostrar as gerações futuras, parte do passado da região, e se bem aproveitadas poderão servir para embelezar e principalmente para desenvolver economicamente a região onde os mesmos se encontram.

A preservação destes imóveis não é uma equação simples para ser resolvida, pois de modo geral, o resultado financeiro destas operações na maioria das vezes não é favorável aos proprietários, e o poder público não consegue gerenciar esta questão de maneira a beneficiar os proprietários de um lado, e de tirar proveito para desenvolver a região do outro lado. Outras variáveis importantes para influenciar o resultado, de maneira positiva, deve ser o envolvimento das entidades responsáveis pelo desenvolvimento dos setores comerciais, de serviços e habitacionais, trazendo os empresários e investidores dos imóveis, para discutir o assunto com o objetivo criar uma região que se torne atrativa para investimentos.

Cidades desenvolvidas mundo afora, das quais conhecemos ou temos vontade de conhecer, onde o turismo é expressivo, seus imóveis antigos são preservados, e utilizados para instalação de lojas, restaurantes, cafés e outras atividades ligadas aos setores de serviço e comércio, fortalecendo a economia local, e atraindo novos investimentos e empreendimentos para o entorno.

Finalizando, isto deixa claro para mim, o potencial que estes imóveis aqui em Joinville tem para se tornarem atrativos economicamente para os seus proprietários, e para serem objetos de desenvolvimento econômico no entorno onde eles estão edificados, e também para a cidade.

Compartilhe: