Posso vender um imóvel que está financiado?

Como funciona a negociação de um imóvel que ainda não foi quitado

Olá pessoal, tudo bem?

Uma dúvida recorrente que vem para nós corretores é, se será possível vender um imóvel que está com o financiamento em andamento, ou seja, ainda não foi quitado. Muitos nos perguntam: "o novo comprador assume o financiamento e continua pagando?", "preciso ter um valor em dinheiro para quitar o saldo?". Essas e muitas outras dúvidas quando envolve imóvel com essas características!

Hoje vamos dar uma breve explanada para tirar algumas dúvidas iniciais. Vale lembrar que sempre é importante consultar o corretor de imóvel e abrir a situação para que ele possa analisar e dizer o que deve ser feito em cada caso.

Vamos lá!


1 - É possível SIM vender um imóvel que ainda não foi quitado!

2 - Logicamente, o saldo devedor deve ser pago ao banco. Nenhum financiamento pode ficar em aberto. 

3 - O novo comprador deverá contratar um financiamento com valor maior ou igual do que o que está em aberto do vendedor/proprietário. Por que? Para cobrir este saldo.

4 – Mas esse novo financiamento deve ser feito pelo mesmo banco do vendedor? Não necessariamente.

5 -  O meu financiamento pode ser assumido pelo novo comprador? Não. Financiamento não é igual consórcio. Há uma dívida a ser paga e toda vez que o imóvel muda de dono, ele deve ser pago integralmente ao banco que o está financiando.

 

Esperamos ter sanado algumas dúvidas!
Lembre-se, você pode nos perguntar se houverem outras dúvidas. E sempre informe a situação completa do seu imóvel ao corretor. Isso evitará complicações em futuras negociações!

 

É isso! Um abraço!

 

Foto: Unsplash

Compartilhe: