Como conquistar o primeiro imóvel

Saiba como se organizar financeiramente para comprar o primeiro imóvel

Olá pessoal, tudo bem?

Hoje vamos falar sobre uma das buscas mais importantes da vida de uma pessoa! Ter seu próprio imóvel!

Adquirir o primeiro imóvel é uma sinal de independência financeira e estabilidade. Além de ser um sonho de criança, ao longo dos anos passa a ser um objetivo de vida. Querer sair da casa dos pais, garantir o próprio espaço e iniciar seu patrimônio. 
Mas, o que está na mente de muitas pessoas é que isso é algo fora da realidade, ou que não passa de um sonho. Mas não é! Com uma boa organização financeira, e não estou falando de um bom salário, dá para comprar sim o primeiro imóvel.

 

1. Analisar a sua REALIDADE X SONHO!
Claro que todos temos o desejo de morar naquela cobertura, ou ter uma casa grande com uma linda piscina. Mas como os antigos sempre diziam, não dá pra engolir um elefante de uma só vez. Até porque, na maioria dos casos, não há como adquirir de cara aquele apartamento tão desejado. Mas dá pra adquirir um pequeno e assim ir evoluindo para um dia alcançar um maior. É possível organizar as finanças em qualquer faixa de rendimentos para adquirir um carro, um imóvel e realizar sonhos de consumo da família. Basta equilibrar as despesas e as receitas e reservar uma parte da renda para compras futuras. Então nossa primeira dica é: Saber qual imóvel se enquadra na sua realidade atual. Faça uma simulação de financiamento, veja quanto precisaria de entrada quanto sairia uma parcela mensal. Esse é um caminho. 

2. Definir o tipo de imóvel que deseja comprar.
Depois de saber qual imóvel ou qual valor de imóvel é possível adquirir, agora é hora de definir!
Casa
Apartamento
Imóvel da planta
Casa em condomínio fechado
Terreno

Definiu? Agora é hora de:
Pesquisar valores de imóveis compatíveis com a realidade da família;
Definir objetivos de curto, médio e longo prazo;
Estimar todas as despesas envolvidas na aquisição do imóvel:
Taxas e encargos financeiros;
Certidões e documentos exigidos na compra;
Mudança;
Decoração, móveis ou acessórios;
Equipamentos de segurança;
Pesquisar opções de financiamento e crédito do mercado;
Comparar preços, taxas de juros e outros encargos.

3. Criar um orçamento e colocar em prática. 
Seja consistente. Tudo o que fazemos repetidas vezes vira um hábito.
Crie um orçamento e siga. Anote as entradas e as despesas. Ver para onde está indo o dinheiro é tão importante quanto saber qual valor está entrando!

Organizar a vida financeira é o de extrema importância para comprar um imóvel. Hoje existem vários aplicativos que auxiliam no controle financeiro. O Guia Bolso é um deles. Faça uma pesquisa rápida no Google e descubra quais aplicativos se adequam melhor às suas necessidades. Nem que seja numa planilha simples de Excel, mas é possível. Assim você consegue mensurar o quanto consegues investir! 

Fale conosco, podemos te orientar a conseguir o primeiro imóvel!
Qualquer dúvida, mande uma mensagem para nós!

 

Um abraço!

Compartilhe: