6 Dicas para Reformar uma Casa

O que fazer para quem o sonho não se torne em pesadelo

Encontrar a casa perfeita é o sonho de qualquer um né?
Mas nem sempre conseguimos encontrar aquela casa perfeita sem que nenhuma alteração seja necessária. Às vezes pode ser por falta de orçamento, ou realmente não é possível encontrar alguma que esteja exatamente dentro das nossas exigências.
Por vezes, vale apena adquirir um imóvel mais antigo e que te dá possibilidades de reforma. Ou um imóvel mais simples e menor e assim fazer as adequações e ampliações necessárias.

Mas para quem tem pavor de escutar a palavra "reforma" alguns cuidados são importantes para que o sonho não se torne um pesadelo.

1. Contrate um profissional.
Como falamos acima, comprar uma casa antiga pode ser uma boa ideia, porém é bom se certificar que as alterações que você quer fazer podem realmente ser feitas. Fazer uma vistoria é primordial. Converse com profissionais da área. Na vistoria poderão analisar a questão de encanamentos, estrutura e tudo mais. Adquirir uma casa com problemas estruturais é ter certeza que você terá que ter uma boa reserva para trocar o que for necessário.
Sobre o projeto da casa. Leve suas ideias para um arquiteto. Ele pode dar sugestões e melhorias que você não pensaria. E ainda mais, pode dizer se é possivel ou não fazer. 

2. Tenha controle total da obra
Saber o que vai ser feito e quando, é importante. Ter valores e datas definidos para cada etapa da reforma também. Crie uma planilha, converse com os profissionais e seja frequente na obra. Assim evita mal entendidos, desperdícios e a necessidade de ter que refazer trabalho, ou seja, poupa dinheiro.

3. Comece por dentro
Em casas antigas muitas vezes surgem mudanças inexperadas. Então, pode ser que o valor previsto pode alterar um pouco. Ou aquilo que você havia planejado gastar para a fachada tenha que ser utilizado para consertar uma tubulação. Por isso, comece por dentro. Pelos cômodos principais. Normalmente a cozinha e os banheiros são os que mais necessitam de reformas. Se faltar dinheiro, deixe a parte externa para mais pra frente. Invista no bem estar e no conforto e depois na estética externa, pois muitas vezes uma boa pintura e um remanejo no jardim já revitalizam a fachada.

4. Avalie a situação dos pisos. 
Casas antigas podem ter pisos de tacos. Avalie se é melhor trocá-los ou contratar uma empresa para revitalizar. Pisos de tacos revitalizados ficam muito bonitos e são super charmosos.
Estude outras opções de pisos. Para quem gosta de um ar mais moderno e industrial, pisos de cimento queimado estão em alta. 

5. Tenha cuidado com a estrutura da casa.
Se a estrutura está boa, evite alterá-la. Lixar e pintar uma parede pode ser melhor do que abrir um buraco apenas para colocar um detalhe estético. Pense na praticidade. Reformar uma casa antiga é mais simples do que parece. Nem sempre é necessário trocar toda a estrutura original, especialmente porque isso demanda bastante tempo e dinheiro. Remaneje, adeque, use a criatividade.

6. Aproveite o que você tem.
Aqui está um ponto que um arquiteto também pode ajudar você. Janelas, portas, madeira, grades de ferro podem ser utilizados em lugares diferentes de onde estão. Passar uma camada de tinta já dá uma cara nova. Quem sabe as portas possam virar até belas cabeceiras vintage. Até mesmo o porcelanato pode virar um tampão de mesa. 
Venda o que não for aproveitar. Uma cerca que não cabe mais no seu novo projeto pode ser vendida por um preço mais acessível para alguém que precise. Essa é uma forma de conseguir ainda algum valor para ser aplicado na obra.
Mas se você não vai usar e não pretende vender, então porque não doar para quem realmente precisa? 

Gostou das dicas?
Comente, compartilhe!!

Compartilhe: